Pensar, Escrever, Agir...
Um blog de José Miguel Iglésias

15 outubro, 2006

Facciosismo, ou a "Política a Sério"...

Vou ser muito honesto. Desde que li a primeira edição do SOL recuso-me terminantemente a comprá-lo. Apesar de ser praticamente dirigida por todos aqueles que faziam o antigo Expresso, claramente a sua política editorial é outra.
Não falo da tablóidização, porque isso já foi assumido por José António Saraiva (por acaso, a entrevista que ele deu na 6ª Feira ao Jornal de Negócios, diz muito sobre a actual personagem, e o que o levou a querer criar um novo jornal, dele...), e é um trunfo para alcançar a liderança dos semanários, porque de facto atrai mais leitores.

Apoiados financeiramente pelo BCP de Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto, membros assumidos da Opus Dei, os últimos artigos do arquitecto e do seu adjunto JA Lima dizem tudo (não compro o jornal, mas leio-o na internet - é a chamada vingança do chinês...).

Um bom exemplo de qual é a nova política editorial, dá-nos esta passagem do artigo do "ex-futuro-delfim-que-poderia-ser-director-do-expresso-mas-lixou-se" Mário Ramires, de há uma semana atrás:

«Na sua primeira visita de Estado, a Espanha, o Presidente Cavaco Silva surpreendeu com o gesto simbólico de oferecer ao Rei Juan Carlos uma agenda electrónica. Não um PDA qualquer, mas um aparelho com a particularidade de ter um inovador software, inventado e implementado por jovens empresários portugueses.

O acto é singelo, mas reveste-se da maior importância. Sendo, como é, o primeiro representante de Portugal no estrangeiro, o Presidente da República deu do país uma imagem de modernidade e inovação que contrasta em absoluto com a que resultava dos convencionais presentes dos seus antecessores em Belém: as clássicas peças de cerâmica ou de cristal das mais consagradas fábricas nacionais.

Ao dar um PDA com desenvolvimento português ao Rei, Cavaco fez mais pelo emperrado Plano Tecnológico do que o Governo em ano e meio. »


Isto é tão ridículo que quase fico sem palavras. Só me resta acrescentar que os espanhóis só notaram que Cavaco Silva lá esteve porque Letícia, a princesa, deu notícia que estava grávida... é a tecnologia e inovação tuga, na cabeça destes jornalistas... epá, não suporto isto!

0 Coment�rios: