Pensar, Escrever, Agir...
Um blog de José Miguel Iglésias

05 outubro, 2006

Populismo Britânico - Conservative Style




Enfim. O grau zero da política. Este é David Cameron, o novo role-model da Direita. Dissequemos este video, lembrando o contexto.

Tony Blair é a maior referência política actual que eu tenho. O New Labour revolucionou completamente o Socialismo Europeu, erguendo novos rumos, novas actuações para o espaço público, novas políticas, organização, comunicação, etc. Mas mais importante que o zeittgeist em si mesmo, que Blair elevou na política europeia, foram os resultados concretos obtidos, consequência da sua acção política, que ditaram o seu sucesso.

A Grã-Bretanha teve nos últimos 10 anos um crescimento económico avassalador, que nenhum outro membro da UE conseguiu igualar. Os seus níveis de emprego atingiram níveis históricos, as finanças públicas foram de um rigor inexedível, o sistema de educação, de saúde, de segurança social, etc, foram alvo de profundas reformas que permitem aos britânicos encarar o seu futuro com um sorriso.

Tony Blair secou os seus adversários de temas caros para o Partido Trabalhista. Um maior ênfase na Segurança Interna, uma onda de privatizações, parcerias público-privadas mais frequentes, reorganização do aparelho de Estado (inclusivamente com recurso exagerado a outsourcings), deixaram os conservadores com pouco espaço de intervenção.

Mas ao contrário do que se possa pensar, algumas das maiores bandeiras dos seus mandatos foram precisamente medidas consideradas "mais à esquerda": a fixação de um salário minímo, a redução do número de sem abrigos (e da pobreza em geral) devido a medidas de protecção social concretas, apoios às famílias jovens, sistema fiscal diferenciado para pessoas com rendimentos abaixo da média, apoios aos pensionistas no tocante aos gastos com energia no Inverno, entre muitas outras.

Medidas inclusivas. Medidas que humanizam uma sociedade, e a colocam num patamar mais justo e verdadeiro. Algumas delas simples, certamente, mas que nem todos praticam.

Façamos a comparação com o novo líder dos conservadores. David Cameron é um bluff. Um produto de marketing com o objectivo de transformar a imagem carrancuda tradicional dos conservadores (basta lembrar Margaret Tatcher...), numa imagem light, consumível, atraente. O novo blog é resultado disso. Cameron através dos vídeos e de notas "pessoais" tenta transmitir uma imagem mais intimista, mais próxima dos britânicos. O vídeo em que introduz o site, ao mesmo tempo que finge cuidar do seu bébé e lava a louça, é a mais cruel das caricaturas.

O problema é que Cameron não tem uma ideia estratégica concreta para o País. Nenhum dos seus discursos revela o que realmente quer fazer no futuro, excepto colocar o seu partido paralelamente com políticas fracturantes típicas da esquerda. Tenta dar a ideia de que é um Blair da Direita. Mas o Partido Trabalhista, até 1997 ano da primeira vitória de Blair, passou quase uma década em debate interno definindo a sua estrutura programática, que culminou no New Labour.

David Cameron é um bluff. Mas face ao desgaste dos trabalhista, principalmente devido à guerra do Iraque (que os conservadores apoiaram!), temos de o encarar seriamente e com preocupação. Com preocupação, principalmente.

0 Coment�rios: